Amigo X gostaria de agradecer a sua confian?a.
Em primeiro lugar voc? precisa ter bons produtos para comercializar ou revender. Ou seja, na era da globaliza??o e da informa??o na velocidade da luz, na era do clique da internet n?o d? mais pra vender gato por lebre.
Segundo lugar, qualidade no atendimento. D? o melhor, o Rei e Rainha em seu com?rcio sempre ser? o cliente.
Para ilustrar bem esse assunto quero relatar um pequeno ocorrido que ouvir de uma Senhora, referente esta quest?o de atendimento. Vamos ao relato:
A 15 dias do in?cio da Copa do Mundo deste ano, fui a uma Loja de M?veis e Eletrodom?sticos com a firme inten??o de comprar uma TV de Plasma, j? sabia o que queria pois minha sobrinha tinha comprado uma e apaixonei pelo modelo e tamb?m em polegadas. TV de Plasma de 50 Polegadas.
Ao chegar ? frente da loja que escolhi para comprar, deparei com um vendedor aparentemente simp?tico, ao entrar na loja j? procurei pela referida televis?o e ele seco e direto.
- Acabou e talvez nem chegue antes do inicio da copa.
- E eu respondi que pena, pois iria levar uma hoje.
- Pois ? que pena mesmo, mas acabou.
- Mas n?o tem como verificar ou ver a possibilidade de conseguir uma?
- Olha dona a senhora acha que estou mentindo pra n?o vender?
- Obrigado meu senhor. Passe bem e continue sendo esse vendedor simp?tico.
Sai daquela Loja indignada n?o somente pela falta da televis?o, mas tamb?m pela falta de respeito e profissionalismo daquele vendedor. Nem se quer me levou para o interior da loja e me mostrou outras marcas e modelos, nada.
Sair da loja e cerca de duas quadras da loja anterior entrei em uma nova loja um pouco menor, queria ver a possibilidade de encontrar a televis?o do meus sonhos.
Ao adentrar na loja fui recebida com um aperto de m?o, entrei uns 10 passos na loja e j? fui surpreendida por uma mo?a me oferecendo um cafezinho. J? sentir a diferen?a de ambiente em minutos.
O vendedor mais jovem que da Loja anterior, me atendeu e procurou o que eu desejava, expliquei o meu pedido e ele disse n?o trabalhar com a marca, mas? Teria uma de marca superior em qualidade t?cnica e com as mesmas especifica??es de tamanho da que eu procurava.
De imediato j? me levou em dire??o a TV e explicou detalhes por detalhes do funcionamento. Amei, em menos de 30 minutos estava mandando embalar e assinando um cheque para 30 dias.
E mais, a loja mandou em menos de uma hora um instalador para instalar a minha mais nova e linda TV de Plasma de 50 polegadas. E n?o ficou somente ai, no final da compra me entregaram uma sacola com uma linda camiseta com as cores do Brasil para que eu pudesse comemorar minha mais nova aquisi??o.
Tirei uma grande li??o desse dia, que dependendo do atendimento e da recep??o podemos at? mudar nossas escolhas e comprar outro produto de outras marcas, e ?s vezes at? mais cara. Tudo depende do atendimento que recebemos.
Nesta li??o real amigo X ficou claro que existem v?rios empreendimentos que ainda tratam o cliente dessa forma. N?o est?o preparados para a realidade que ? atender bem e com prioridade a que o CLIENTE merece.
Amigo X nas situa??es de vendas, e na vida, a maneira como voc? se apresenta desempenha um grande papel no que as pessoas pensam a seu respeito, e em quanta aten??o estar?o dando para aquilo que voc? diz. Um profissional dedicado merece e consegue mais respeito do que um amador eventual. Sempre.
RECOMPENSE O CLIENTE OUVINDO O QUE ELE TEM A DIZER.
DESCUBRA O QUE ELE QUER QUE SEJA FEITO.
PROPONHA UMA SOLU??O.
FA?A ALGO MAIS POR ELE.
RECOMPENSE O CLIENTE COM UM BENEF?CIO.
E pra finalizar: Evite o linguajar t?cnico espec?fico no seu ambiente de trabalho, tamb?m conhecido como jarg?o ou g?ria profissional.
Algumas pessoas acham que usar todos os tipos de termos sofisticados significa que s?o especialistas. Um verdadeiro perito pode explicar um processo tecnol?gico complexo em linguagem clara e simples.
Ent?o fa?a perguntas. Escolha as palavras cuidadosamente. E planeje sua apresenta??o a partir do ponto de vista do prov?vel cliente.
Sucesso em sua empresa e na sua vida profissional e pessoal.
Abra?os do amigo C?sar Lustosa.
C?sar Lustosa
Escritor e Palestrante
www.cesarlustosa.com