Numa altura em que se aproxima a hora da decisão da UEFA Champions League 2010/11, agendada para sábado no Estádio de Wembley, com número recorde de telespectadores em todo o mundo, as emoções vão entrar numa nova dimensão- porque, uma vez mais, a final da mais importante competição europeia de clubes será transmitida em 3D (três dimensões").
O embate entre FC Barcelona e Manchester United FC pela conquista do emblemático troféu será emitido por 113 cadeias televisivas parceiras da UEFA para mais de 220 territórios, estimando-se uma audiência média de mais de 160 milhões de espectadores e um alcance global a exceder os 300 milhões de pessoas em todo o globo. Estes números farão da final de Wembley a maior de sempre da história da UEFA Champions League.
Os valores das audiências dos jogos da UEFA Champions League têm-se revelado impressionantes ao longo de toda a época. Para dar apenas alguns exemplos, a primeira mão da meia-final entre Real Madrid CF e Barcelona proporcionou a maior audiência de sempre ao canal televisivo espanhol FORTA, enquanto 14,1 milhões de telespectadores ligaram a TVE para assistir à partida da segunda mão, em Barcelona, naquela que é a maior audiência a maior audiência de sempre num jogo da UEFA Champions League em Espanha. Outro encontro, o FC Spartak Moskva-Chelsea FC, disputado no Outono passado e transmitido pela NTV Russia, alcançou uma audiência sem precedentes no que à UEFA Champions League diz respeito na Rússia, com 12,2 milhões de espectadores.
Entretanto, os desenvolvimentos verificados a nível das câmaras de filmar, pós-produção e tecnologia dos aparelhos de televisão, tornaram possível a cobertura 3D, que fará alguns adeptos felizardos sentirem-se praticamente dentro da acção em Wembley. As televisões têm agora a capacidade de processar e difundir imagens praticamente da mesma forma que o olho humano envia a mensagem para o cérebro. O resultado é uma experiência única de visualização do encontro, perfeitamente adequada à dimensão da ocasião.
Serão necessários óculos especiais para assistir ao jogo em 3D e existem dois tipos: activos e passivos. O tipo de óculos necessário depende do aparelho de televisão do telespectador. Os óculos activos têm lentes LCD (necessitam de bateria) que "tapam" alternadamente cada olho, dependendo de ser a imagem da direita ou a imagem da esquerda a exibida no ecrã. Os óculos passivos utilizam a polarização para separarem as imagens esquerda e direita; o filtro lente esquerda bloqueia a imagem da direita, enquanto o filtro da lente direita bloqueia a imagem da esquerda.
O primeiro canal 3D da Europa, o Sky 3D, foi lançado em Abril de 2010 e tem transmitido regularmente desafios da UEFA Champions League em 3D esta temporada. O palco está montado em Wembley para uma final 3D, com bancadas temporárias a albergarem as câmaras e o equipamento que proporcionarão esta estimulante inovação. Treze câmaras 3D vão acompanhar o jogo de sábado.
Porém, para as pessoas que estejam de visita ao centro de Londres, o "site" Visit London oferece informação sobre os locais onde os adeptos poderão ver toda a acção da partida.