Confira ambientes da Campinas Decor, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, que segue até 12 de junho na Estação Cultura, na região central da cidade.
Espaço Gourmet - A decoradora Sueli Cardoso privilegiou neste projeto a figura do gourmet. O espaço de 60 m² foi todo pensado para integrar o chef ao convívio e ao bate-papo de seus convidados. Um deck foi colocado para elevar o piso da bancada de trabalho, para que o gourmet tivesse uma visão privilegiada do ambiente como um todo. A iluminação foi pensada de forma geral para o espaço da cozinha e sala de convívio e focada nos quadros do ambiente. Os materiais usados são lisos e com brilho, uma tendência de mercado. As cores predominantes são o bege e o preto.
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Loja - Os arquitetos Aldomar Caprini e Lucia Freitas e o designer de interiores Edno Felix assinam este ambiente que tem como principal objetivo o ineditismo, criando uma nova imagem para dentro da Campinas Decor. As paredes e as prateleiras pintadas na cor vermelha flutuam, destacando apenas os objetos nelas colocados. Os nichos espelhados guardam os cheiros e objetos delicados em vidro e cristal. Os destaques do espaço são a cor vermelha e a grande peça preta que atravessa o ambiente e demarca o espaço para a mesa de apoio. Nela estão expostos os objetos em murano e cristal. As prateleiras são em MDF pintadas em grafiato vermelho, dando aspecto acetinado ao material e facilitando a manutenção. O espaço contemporâneo de 31,34 m² tem a iluminação focada e na peça central, a iluminação é refletida para o alto.
Saleta dos Cristais (Novos Talentos) - As arquitetas e urbanistas Bárbara Teixeira e Renata Ribeiro assinam este ambiente que tem como destaque a inovação na escolha de nichos iluminados embutidos, de drywall, em vez de armários ou cristaleiras. Essa estratégia deixou os cristais em exibição no ambiente, tornando-os objetos de decoração. O revestimento de parede traz uma tendência da moda: a estampa pied-de-poule, clássica em alta neste inverno. Em tons neutros e claros o revestimento suavemente acetinado dá requinte e sofisticação para o ambiente. Entre os materiais usados pelas profissionais estão a madeira, o vidro, o acrílico e o espelho, tudo destacado pela iluminação pontual. O espaço de 18 m² segue o estilo contemporâneo e as cores predominantes são nude, preta, verde azulada e cinza.
Fachada da plataforma - O engenheiro civil e restaurador Herbert Carvente Faustino estabeleceu diretrizes básicas para manter o padrão original da fachada da plataforma da antiga Estação Ferroviária de Campinas, colaborando assim para o resgate da sua identidade inicial e preservando parte da história da cidade. O profissional realizou um criterioso estudo e diagnóstico técnico da fachada e seu entorno, que sofreram desgastes com o tempo e a falta de conservação. No processo de recuperação, Faustino conciliou antigas técnicas de construção com o uso de materiais modernos e sustentáveis, como tintas não-poluentes. Um projeto luminotécnico conservador, com luminárias de época em pendentes e postes, faz o visitante sentir como se estivesse embarcando em um trem no século passado. Faustino usou madeira certificada de reflorestamento na confecção das novas esquadrias da composição da fachada e, na decoração, adotou elementos originais de época da estação, como os bancos de espera (com as logomarcas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Companhia Mogyana de Estradas de Ferro), carrinhos de transporte de bagagens e de cargas e balanças de pesagem de sacas de café do século passado.
Biblioteca - O ambiente projetado pela arquiteta e designer de interiores Leticia Ribeiro destaca-se pelo uso de materiais sofisticados, que visam surpreender o visitante e ampliar o conceito de biblioteca. A paleta de cores adotada no espaço de 44 m² foge dos tons pastéis usados frequentemente e tem o Fendi como predominante. Entre os materiais, Leticia ressalta o uso de madeira, suede, laca e mármore striato exótico. O projeto luminotécnico trouxe luzes de LED embutidas na sanca.
Banheiros da Plataforma e Serviços - Os arquitetos Maxwell Geraldi e Gustavo Ramos e a designer de interiores Roberta Martins buscaram resgatar o motivo original da existência deste ambiente. Nos tempos da ferrovia, o local era usado pelas senhoras da sociedade para aguardar o embarque nos trens, sem ficarem expostas junto aos demais passageiros. Pensando nisso, os profissionais criaram o ambiente dividido em sete espaços distintos: Banheiro Feminino, Masculino e Acessibilidade, Lactário, Fraldário, Hall e uma Sala de Convívio. Todo o espaço poderá ser utilizado pelo público durante a mostra. O maior desafio ao criar um ambiente de uso público num prédio tombado pelo patrimônio histórico foi a tentativa de modernização sem interferir no bem tombado, criando uma nova rede de esgoto e divisões internas em alvenaria e demais acabamentos que ficarão no local após o término da mostra. O lactário e o fraldário foram criados com motivos infantis, com papel de parede e bichinhos de tecido articulados. Para descanso dos pais ou acompanhantes, a sala de convívio conta com uma novidade no mercado, uma TV de 50 polegadas em 3D que não necessita o uso de óculos. Além de um Bar para espera com duas caves de vinho. A iluminação é um detalhe à parte. Os dois lustres de cristal dão o toque clássico ao ambiente. Spots e plafons estrategicamente instalados completam o jogo de iluminação, tudo automatizado via controle remoto. O ambiente de 70 m² tem como predominantes as cores verde e dourada.
Joalheria - A arquiteta Ana Carla Costa Leme e a designer interiores Fabiana Gomes assinam o projeto de uma loja-conceito, tendo como referências as joalherias modernas internacionais, de designer contemporâneo, fazendo uma mistura de cores fortes e ao mesmo tempo neutras. O uso do bloco monolítico em mármore trouxe para dentro do ambiente o elemento água. O projeto também destacou as peças históricas existentes no ambiente, como por exemplo, o cofre da estação e a máquina do relógio principal. As profissionais usaram neste trabalho materiais nobres, porém naturais, como a seda e linho nas cortinas e estofados dos sofás e poltronas. Elas usaram ainda a madeira higt gloss, uma resina de alta resistência e brilho que dá à madeira a impressão de que o material está envolvido por vidro. Nos 66 m² do ambiente as cores predominantes são areia, oliva e beterraba. A iluminação é cênica, usando apenas lâmpadas halógenas, que dão total destaque aos objetos de decoração.
- As designers de interiores Selma Milaré Rubim e Solange Vieira Rubim desenvolveram um projeto com o objetivo de quebrar a formalidade das recepções de espaços corporativos, criando um ambiente despojado, lúdico, inusitado e funcional. A ideia foi despertar sensações, através do uso de cores e texturas com efeitos visuais. O uso do papel de parede retrô e da policromia - contraste de cores nos elementos de destaque tendo como base neutra a cor marrom- são os destaques do espaço. A ambientação é composta por mesa com acabamento de laca em amarelo intenso, poltrona jangada e poltrona Eros, tecido com estampa desenvolvida exclusivamente para o ambiente, papel de parede em alto relevo que aceita pintura, carpete e porta automática. Nos 32 m² predominam as cores amarela, vermelha, marrom, azul, cinza e of white. O projeto luminotécnico foi fundamental para a setorização do ambiente. A iluminação geral é agradável, porém foi utilizada a luz indireta, difusa, para quebrar a impessoalidade do espaço. O pendente de cristal trouxe ao espaço refinamento e leveza.
Office do Consultor de Viagens - A proposta do arquiteto Fábio Lopes Pires foi criar um ambiente simples e descomplicado, que possa ser organizado facilmente, sem perder a funcionalidade e a beleza dos objetos e histórias provenientes de várias viagens. As prateleiras, que avançam inclusive no espaço de abertura da janela, são como um espaço de exposição: livros, guias, tudo à mão. Os gaveteiros e basculantes ajudam na organização dos mapas e itens de escritório. Enquanto a viagem é planejada na mesa de reuniões, outros visitantes podem esperar no espaço de estar apreciando as recordações de viagens nos quadros. Mesmo sendo um ambiente coorporativo, a iluminação não deixa de ser protagonista, com destaque para o pendente de design exclusivo. A parede em tom de cinza é toda lavada por mini-dicróicas, dando destaque às gravuras e se destacando junto ao painel com filetes em freijó natural. A iluminação é automatizada, para criação de cenários. O ambiente de 33,63 m² é contemporâneo e tem como cores predominantes: cinza, branco e madeira.