De acordo com pesquisa da Nielsen divulgada nesta terça-feira (3), a porcentagem estimada de casas com televisão nos Estados Unidos diminuiu de 98,9% para 96,7%. Essa tava estava em crescimento constante desde 1992. O número absoluto também caiu, de 115,9 milhões na estimativa anterior para 114,7 milhões agora.
As principais causas para essa queda são a crise econômica e o alto preço das TVs de última geração; a transição para a televisão digital, que só funciona em aparelhos com essa tecnologia ou necessita de um conversor; e os jovens consumidores que têm menos necessidade de comprar uma TV, pois assistem filmes e seriados em seus computadores, tablets e celulares.
“O mercado de mídia continua evoluindo e ficando mais complexo. Alguns dos consumidores claramente levam em conta a economia para decidir que dispositivos de mídia vão comprar. Outros estão expandido seus equipamento para adicionar mais aparelhos de áudio e vídeo para suas casas. Ainda outros podem estar adiando a compra de uma TV ou substituindo a TV por um computador”, afirmou Pat McDonough, executivo da Nielsen.
A pesquisa completa sobre o mercado de TVs de 2011-2012 será publicada em agosto, com dados do censo populacional americano de 2010. Por conta dos jovens consumidores que consomem conteúdo da televisão sem ter um aparelho de TV, a Nielsen está até mesmo considerando redefinir a pesquisa para incluir também espectadores de vídeos online.
Por outro lado, os dados da Nielsen mostram que a televisão ainda é uma das principais formas de consumo de mídia nos EUA. No Brasil, mais de 96% dos lares têm televisores, mas o país está longe de uma transição completa para a TV digital, e a velocidade e penetração da internet banda larga ainda impede que a internet influencie com força o uso desses aparelhos.
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